Stratasys lança Impressora 3D para a indústria médica – J750™ Digital Anatomy

codi Artigos

Realismo incomparável

A Stratasys lançou um novo sistema para a indústria médica, a impressora 3D J750™ Digital Anatomy ™. Este sistema dá vida a modelos médicos com um incrível realismo que representa com precisão a aparência do tecido humano e é compatível com uma nova gama de materiais da Stratasys, projetados especificamente para desenvolver modelos anatómicos.

Estes modelos são aplicados no planeamento pré-cirúrgico ou no treino, devido aos materiais que imitam a sensação do tecido vivo, proporcionando aos cirurgiões “um ambiente mais realista e sem risco” para a prática de operações complexas, reduzindo assim os custos e os inconvenientes dos laboratórios.

Modelo anatómico de um coração feito com o material TissueMatrix na impressora 3D J750 Digital Anatomy. Foto Stratasys

 

J750 na indústria médica

A impressora 3D J750 original da Stratasys foi lançada inicialmente em 2016. Depois, foi lançada para o desenvolvimento de produtos com destaque na produção de modelos anatómicos. Isso deve-se em parte à qualidade e à variedade de cores possíveis na tecnologia PolyJet. Os modelos criados com este método podem ser claramente segmentados e codificados por cores para comunicar estruturas complexas. Também é possível imprimir em 3D multimaterial, isto é, várias texturas podem ser incorporadas num único objeto para um funcionalidade variada.

O Centro Hospitalar Universitário de Bordeaux (CHU de Bordeaux) em França tornou-se um dos primeiros hospitais do mundo a ter uma J750. Um fabricante de dispositivos médicos personalizados, também adquiriu uma J750 para a produção de guias e simuladores cirúrgicos.

Na maioria das vezes, a impressora 3D J750 Digital Anatomy tem as mesmas especificações básicas que a J750 original, no entanto, a principal diferença é que o sistema Digital Anatomy pode trabalhar com três materiais específicos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Modelo anatómico impresso em 3D na Stratasys J750. Foto Stratasys

 

Materiais Stratasys para modelos anatómicos 

Os três novos materiais lançados pela Stratasys em conjunto com a nova impressora J750 ™ Digital Anatomy™ são o TissueMatrix ™, GelMatrix ™ e BoneMatrix ™.

  • TissueMatrix – Feito especialmente para criar réplicas do tecido cardíaco. É macio, flexível e translúcido.
  • GelMatrix – Material de suporte para usar em pequenas cavidades de modelos anatómicos. É ideal para objetos com diâmetros internos e espessuras de parede baixas de 1.0 mm. 
  • BoneMatrix – Material forte e flexível usado para representar ossos dentro de um modelo anatómico.

Estes materiais, quando combinados, oferecem aos profissionais uma solução quase completa para criar réplicas de qualquer parte do corpo humano. 

Dr. Adnan Siddiqui, diretor médico do Jacobs Institute em Buffalo – Nova York, uma das primeiras pessoas a experimentar a nova impressora 3D J750 Digital Anatomy comentou “Acreditamos que estes modelos nos oferecem uma grande oportunidade para recriar seres humanos, condições fisiológicas para simular situações clínicas reais e estudar novos dispositivos para estabelecer a sua eficácia antes de apresentá-los aos pacientes“.

Além das resinas Tissue, Gel e BoneMatrix, a impressora 3D Stratasys J750 Digital Anatomy é compatível com a família Vero de resinas e materiais flexíveis Agilus30.

 

Veja o caso de estudo