Novo Aço inoxidável 316L

CODI Artigos

316L é o novo material da Desktop Metal, caracterizado pela sua resistência à corrosão e as boas propriedades mecânicas a baixas e elevadas temperaturas, o 316L é um aço inoxidável totalmente austenítico – agora disponível para imprimir na Studio System.

316L_desktopmetal

SOBRE O MATERIAL

O 316L é um aço inoxidável totalmente austenítico, que contém molibdénio. É conhecido pela sua excelente resistência à corrosão (pite), e propriedades mecânicas em qualquer temperatura. O 316L é um material comum, utilizado em várias aplicações, incluindo:

  • Processamento químico e petroquímico
  • Processamento de comida
  • Equipamento de laboratório 
  • Dispositivos médicos
  • Marinha
  • Joalharia
  • Geração de energia
  • Refinamento de petróleo
  • Tratamento de água
  • Fabricação de celulose e papel
BMD™ + 316L

A utilização do aço 316L, na impressão 3D de metal baseado em extrusão do System Studio (Bound Metal Deposition™), facilita os designers e engenheiros a imprimirem peças 316L, no ambiente de escritório. As equipas podem repetir rapidamente as peças e obter geometrias complexas que não são possíveis com os métodos tradicionais de fabricação. É uma solução mais económica, pois permite imprimir peças em pequenas séries (peças personalizadas ou de reposição), sendo importantes para aplicações que exigem 316L.


Aplicação 1

Bocal de combustível

Sobre a peça

O bico UHT é um atomizador de combustível para vapor ou ar. É tipicamente instalado num maçarico que é usado em caldeiras de propulsão a vapor em navios-tanque de LNG. O objetivo do atomizador é melhorar o desempenho do maçarico. Isso permite que funcione com menor combustível, reduzindo os custos operacionais.

O bocal apresenta canais internos complexos que otimizam a distribuição de partículas e esses canais só são possível ​​utilizando manufatura aditiva (impressão 3D), e os métodos em laser podem ser extremamente caros. Os métodos de impressão 3D metálicos, facilitam a produção de peças com geometrias complexas, como canais internos, a um custo reduzido (US$ 130 com o Studio System vs. US $1620 usando DMLS de terceiros) .

Porquê o 316L?

Devido à excelente resistência à corrosão e propriedades mecânicas em altas temperaturas – como as de uma câmara de combustão – o 316L é o material mais apropriado para o bocal de combustível.


Aplicação 2

Rotores para aplicações exigentes

Sobre a peça

É uma componente que controla as pressões das bombas e devem ser projetados para uma aplicação específica. Rotores requerem palhetas geometricamente complexas que são projetadas especificamente para o fluido que está a ser movido através da bomba. Essas palhetas são caras e difíceis de fabricar e exigem trabalhadores qualificados.

Com as peças impressas em 316L, com impressão 3D, é possível produzir rapidamente protótipos funcionais usando o mesmo material de metal necessário para a peça final. O custo de impressão da peça com a Studio System é de cerca de US$ 70/peça, comparado a quase US $ 1.000/peça com DMLS de terceiros.

Porquê o 316L?

Rotores usados ​​em ambientes exigentes – como bombas de água e bombas químicas – dependem da sua resistência à corrosão e propriedades mecânicas numa determinada temperatura. Isso torna o 316L exigente para essas aplicações.


Aplicação 3

Tala médica para dedo

Sobre a peça

As talas para os dedos são um acessório médico usado para imobilizar o movimento dos membros feridos. Normalmente, as talas são fabricadas usando moldagem por injeção de plástico, o que as torna suscetíveis à quebra e limitam a personalização do produto. A capacidade de imprimir quando é necessário, facilita a produção de talas personalizadas, bem como outros acessórios ou componentes médicos, cujo tamanho e formato são específicos para a pessoa que o utiliza.

Porquê o 316L?

Talas de metal impressas com 316L em 3D são mais resistentes, têm melhores propriedades mecânicas e melhor acabamento estético, em comparação com a alternativa plástica.