Porque utilizar a Impressão 3D na produção de moldes de injeção?

CODI Artigos

A injeção de material plástico nos moldes é um dos processos de fabrico mais utilizados no mundo. Cada vez mais estão a ser produzidos moldes de injeção impressos em 3D, no entanto estes não substituem os moldes de aço ou alumínio, mas sim complementam na produção do molde final.

Imprimir um molde em 3D permite às empresas:

  • Testar o design e detetar problemas numa peça de forma rápida antes da sua produção final
  • Imprimir peças geometricamente complexas
  • Produção de pequenas séries

A produção de moldes 3D com recurso à tecnologia Polyjet é relativamente mais rápido que o método tradicional em CNC, podendo ser produzido em apenas algumas horas em vez de semanas.

A imagem apresenta o molde verde aberto da peça impresso em 3D com a tecnologia polyjet. Em baixo mostra a peça injetada feita no molde impresso em 3D.

Polyjet é uma tecnologia da Stratasys® que permite produzir um molde de injeção de forma rápida e simples, com o material Digital ABS ™ e pode ser impresso com uma resolução de camada microscópica e uma precisão até 0,014 mm. O processo de impressão 3D também é muito simples, pois basta carregar os ficheiros CAD no software 3D e colocar a imprimir automaticamente, sem qualquer intervenção.

Esta tecnologia injeta camadas de fotopolímero líquido curável numa bandeja de impressão através da utilização de luz UV, criando detalhes excecionais, com suavidade e uma elevada precisão da superfície. Os moldes depois de impressos em 3D podem ser colocados numa máquina de injeção onde serão utilizados para produzirem peças injetadas.

A principal vantagem da produção de moldes 3D são a economia de tempo e a redução de custos, com uma redução média de 83% no custo por molde e uma redução de 85% no tempo de produção em comparação com o método tradicional.

No quadro seguinte mostramos dados comparativos de um molde impresso em 3D e de um molde em alumínio.

Neste vídeo mostramos o processo da impressão do molde do interruptor elétrico em 3D