5 Ferramentas SpaceClaim de preparação de ficheiros para produção aditiva

CODI Artigos

O SpaceClaim oferece um conjunto completo de ferramentas para criar geometrias e prepará-las para a manufatura aditiva, nomeadamente: facilita a divisão de peças grandes em várias partes para que se ajustem ao tabuleiro de produção; redimensiona facilmente os modelos incluindo espessuras de paredes; e repara e solidifica geometrias em superfícies para que seja possível produzir em impressão 3D.

Teste o software ANSYS Discovery para design e simulação 3D, gratuitamente, aqui.

Top 5 – Importação

Com mais de 35 formatos de importação diferentes, é  possível importar praticamente qualquer ficheiro, seja ele de CAD original (Solidworks, Creo) ou CAD 3D (STEP, IGES, Parasolid).

Isto torna possível a utilização de ficheiros CAD de fóruns online.

Top 4 – Reparação

Para obter uma impressão bem sucedida e de boa qualidade, o ficheiro 3D deve refletir o trabalho, caso contrário a máquina vai recriar qualquer problema que o ficheiro possa ter.

Com o SpaceClaim é possível analisar e reparar geometrias mal construídas de forma automática.

Top 3 – Escalar modelos e ajustar espessuras rapidamente

Consoante a tecnologia utilizada na fabricação aditiva, poderá ser necessário escalar alguns modelos e reajustar algumas espessuras .

Com a ferramenta Scale é possível escalar qualquer geometria, de forma regular em todas as direções ou de forma irregular numa direção predefinida.

Consoante a tecnologia utilizada na produção aditiva pode ser necessário ajustar algumas espessuras. Poderá ser necessário aumentar a espessura para garantir maior resistência da peça ou diminuir a espessura para reduzir custos de material e tempo de máquina. Com a ferramenta Pull do SpaceClaim é possível redimensionar rapidamente qualquer superfície, apenas clicando e arrastando.

Top 2 – Rápida modificação da geometria para otimização da produção

Na maioria dos casos é possível otimizar um modelo 3D destinado à fabricação aditiva, algumas alterações simples permitem reduzir tempos de produção e custos desnecessários com material.

O SpaceClaim permite modificar rapidamente um modelo 3D apto para a impressão 3D, sem grande conhecimento CAD e com pouco tempo de desenho possibilitando reduzir o tempo de produção através de simples alterações.

Na figura acima, é possível ver que ajustando a inclinação de uma superfície consegue-se que seja auto sustentável, tornando desnecessário utilizar suporte na sua construção, reduzindo o tempo de produção e material utilizado.

TOP 1 – Corte de modelos para se adaptarem ao tabuleiro de construção

Quando as dimensões da peça destinada à produção são superiores às dimensões máximas do tabuleiro da máquina, é necessário cortar o modelo para que seja possível produzi-lo.

Com as ferramentas Split do SpaceClaim é possível cortar modelos rapidamente e de várias formas que poderão posteriormente ajudar na sua colagem/soldadura.